Artigo Revisado por pares

Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani - Entrevistado Dermeval Saviani

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22476/revcted.v1i1.29

ISSN

2447-4223

Autores

Marcos Francisco Martins, Mario Mariano Ruiz Cardoso,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A entrevista visou a aprofundar o entendimento sobre o conceito de catarse para a Pedagogia Histórico-Crítica, da qual Dermeval Saviani é, reconhecidamente, o principal formulador. Segundo este autor, o referido conceito é entendido como o ponto culminante do processo educativo orientado pela Pedagogia Histórico-Crítica, mas guarda, historicamente, diferentes sentidos e significados, o que implica a necessidade de defini-lo com clareza, que é justamente o que se encontra nos diálogos entre entrevistado e entrevistadores que foram transcritos e são apresentados neste texto na íntegra.

Referência(s)
Altmetric
PlumX