Artigo Revisado por pares

Administração pública e burocracia no Brasil: Notas sobre a carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão governamental.

2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 47; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

1982-3134

Autores

Lorena Madruga Monteiro,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este trabalho discute como os recursos centrados na “competencia tecnica” vem sendo incorporados na administracao publica brasileira apos a Reforma Administrativa de 1995. A questao que se coloca e se a reforma, baseadas em criterios meritocraticos, por si so, foi suficiente para modificar as regras que envolvem processos sociais mais amplos, ou, vem produzindo uma conivencia dos principios “clientelistas” com os meritocraticos. Dentre todas as carreiras da Administracao Publica a de Especialista em Politicas Publicas e Gestao Governamental parece ser um caso exemplar, uma vez que sua criacao agrega a ideia da formacao de uma burocracia estavel frente as descontinuidades governamentais capaz de formular e gerir politicas publicas em fluxo continuo. Deste modo, analisa-se a evolucao da carreira e a formacao dos gestores, assim como seu aproveitamento na administracao publica.

Referência(s)