O paradoxo traumático: documentários, ficções históricas e eventos passados cataclísmicos
1997; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Issue: 32 Linguagem: Português
ISSN
2175-8026
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNuma aula sobre documentarios, no contexto de uma introducao a um curso sobre cinema, pedi a meus alunos que definissem “documentario” a partir da especulacao sobre quais seriam os seus limites. Apropriadamente, A Lista de Schindler surgiu, fazendo com que a discussao se deslocasse para questoes de ficcao historica e documentarios. Nosso entusiasmo foi interrompido por uma avida aluna sentada a frente que exclamou: “Mas o filme nao pode ser um documentario porque nenhum desses eventos realmente aconteceu. Eu nao acredito no Holocausto.” Muitas vezes pensei naquela aluna, desde aquela aula. Ponderei que, ou ela representa a guinada posmoderna no novo historicismo por excelencia (sua completa aceitacao da ausencia de provas historicas, da inacessibilidade do passado, transportando-a para alem de uma crenca antiquada e teoricamente ingenua em um cosmo material abordavel a partir de um ponto de observacao objetivo), ou talvez ela seja apenas mal-informada. Ou, talvez exista uma terceira alternativa sobre a qual me referirei adiante. Neste caso, felizmente, minha hesitacao pedagogica deu chance para que os outros alunos interviessem. E as intervencoes foram indiretas e bastante uteis.
Referência(s)