
Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2015/0191802
ISSN2175-3539
AutoresRauni Jandé Roama Alves, Tatiana de Cássia Nakano,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoO presente trabalho teve como objetivo identificar as produções científicas nacionais e internacionais que tiveram como foco a investigação da relação entre criatividade e dificuldades/transtornos de aprendizagem. Em nível nacional foram consultadas as bases de dados SCIELO, PEPSIC, CAPES e BDTD e no internacional, as bases APA, ERIC, PubMed e Scopus, sem delimitação de tempo. Como resultado, constatou-se a existência de 57 produções internacionais e cinco nacionais. As análises identificaram que não houve diferenças estatísticas significativas entre as médias das produções das últimas três décadas e que as investigações focalizaram principalmente o transtorno específico de leitura/Dislexia, o uso da metodologia quantitativa e o emprego do Teste de Torrance. Alguns nomes dados aos grupos investigados na maioria dos trabalhos não denotaram com clareza as origens das dificuldades de aprendizagem - se seriam ou não decorrentes de transtorno de aprendizagem. Concluiu-se que são necessários novos estudos sobre a temática, nos quais se caracterizem melhor os grupos investigados e a nomenclatura utilizada.
Referência(s)