The capoeira wrestling analyzed by an anthropologic and biomechanical view
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1980-0037
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEste estudo parte do principio de totalidade dos fenomenos e privilegia as analises esteticas do jogo da capoeira, o qual so permite a compreensao o conhecimento do todo deste universo simbolico. Para compreender o todo, deve-se conhecer a fundo as partes que constituem o universo capoeiristico. Nesta pesquisa procura-se estabelecer um dialogo entre mundos heterogeneos acerca da capoeira com o meio academico. Para isto, parte-se do conhecimento popular da capoeira e suas praticas na UFSC agregando-se aos conhecimentos teoricos e analises laboratoriais sem a intencao de hierarquizar esses saberes. Encontra-se, na teoria dos antropologos Clifford Geertz e Marcel Mauss, a justificativa teorica para a possibilidade de cruzar conhecimentos epistemologicamente diferentes, que ja atuam no cotidiano de um capoeira. Assim, analisa-se e descreve-se o universo do jogo da capoeira a partir do referencial teorico existente e de filmagens das aulas de capoeira de tres grupos atuantes na UFSC. Conduzir-se, tambem, uma analise biomecânica de situacoes de jogos atraves de recursos de cinemetria, considera-se para isto, ao mesmo tempo, o, elemento, etico e estetico que constituem cada roda de capoeira. Atraves do contato direto com os dados produzidos, percebe-se a grandeza humana de criar e recriar as praticas sociais, pedagogicas, artisticas e culturais. As diferencas esteticas, metodologicas e prepositivas entre os grupos sao mantidas sem nenhum tipo de hierarquizacao ou algum tipo de discriminacao, pois procura-se entende-los a partir dos espacos sociais atuantes. Atraves das analises realizadas, pode-se afirmar que a configuracao espaco-temporal mostra semelhancas entre os grupos estudados. No entanto, observa-se que essas diferencas estao presentes no contexto antropologico do jogo, que envolve desde a formacao da roda, o canto, os toques de Berimbaus e a corporalidade ali vivenciada. Os gestos, a tecnica de cada estilo, sao diferentes e reconheciveis a olhos nus, apesar da semelhanca de suas caracteristicas fisicas, quando abordadas isoladamente. Da observacao participante percebe-se que todos os grupos mantem, o que se considera tradicao na capoeira, elementos fundamentais na constituicao da roda de capoeira, que sao modificados e estilizados por cada participante de acordo com os contextos sociais e culturais em que vive, porem e tradicional em seu conteudo, em elementos que fornecem identidade a manifestacao capoeira.
Referência(s)