O poder vivificador da linguagem
2011; Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras; Volume: 3; Linguagem: Português
10.17851/2317-4242.3.0.321-332
ISSN2317-4242
AutoresMargarida Maria Alacoque Chaves de Sousa,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEste trabalho propõe uma leitura de duas personagens de Monteiro Lobato – Negrinha,da obra homônima Negrinha (1920), e Emília, de As reinações de Narizinho (1921) – comomaterializações, em suas trajetórias, da crença do autor no poder vivificador e libertadorda linguagem. Recorremos a pressupostos teóricos da psicolinguística, que contribuirãopara a discussão fundamental da relação criança-linguagem-mundo, na construção dasubjetividade. Tais pressupostos enxergam a criança como um ser que participa ativa edialogicamente de um importante processo de conhecimento e reconhecimento. Aobservação dessa relação leva-nos a perceber a importância da liberdade de expressãopara a formação e desenvolvimento da identidade da criança como um indivíduo-cidadão.
Referência(s)