Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Transferência e transformação de funções relacionais de /maior-que/ e /menor-que/ em crianças com deficiência intelectual

2015; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9788/tp2015.1-10

ISSN

2175-3652

Autores

Rosana Aparecida Salvador Rossit, Celso Goyos,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

O objetivo deste estudo foi verifi car a emergência do conceito relacional /menor-que/ e /maior-que/ em crianças com defi ciência intelectual, para conjuntos e numerais impressos; e, analisar a emergência de relações derivadas, transformação da função, generalização e produção de respostas.Participaram três crianças com defi ciência intelectual, idade entre 8 e 11 anos, matriculadas na rede regular de ensino e experimentalmente ingênuas e com desempenho inferior a 50% para os conceitos relacionais de /maior--que/ e /menor-que/ no mapeamento do repertório de entrada.Foram utilizados algarismos e conjuntos de 1 a 9, desenhos lineares, símbolos (/igual/, /diferente/, /menor-que/, /maior-que/) e sons gravados correspondentes.O delineamento experimental consistiu de treino de conceito de números e conceitos relacionais; testes imediatos para avaliar as relações emergentes, o responder relacional derivado, transformação da função, generalização, produção de respostas e manutenção após 30 e 60 dias.Os três participantes apresentaram, ao fi nal do estudo, os conceitos numéricos envolvendo os valores de 1 a 9. Também adquiriram o conceito relacional /menor-que/ diretamente ensinado por meio de procedimentos baseados em múltiplos exemplares de tarefas modifi cadas de MTS, assim como, a transferência do responder relacional

Referência(s)