
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ESCOLA DO CAMPO: APROXIMAÇÃO QUE DISTANCIA NA LAGE DAS AROEIRAS – COMUNIDADE DE FUNDO DE PASTO
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.631
ISSN2178-8359
AutoresEdmerson dos Santos Reis, Gabriela dos Santos Barbosa,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO principal objetivo deste trabalho centra-se nas praticas educativas exercidas pela Comunidade de Fundo de Pasto de Lage das Aroeiras, municipio de Uaua – BA. Nos tentamos perceber como tais praticas estao proximas da Educacao Contextualizada e de que forma a Escola, enquanto espaco formal de ensino insere os saberes locais em relacao ao ensino e compreensao das atividades empreendidas no campo, e, tambem, em relacao a ressignificacao do uso da terra como simbolo de luta na conquista de sua regularizacao. Como plano de fundo, nos acreditamos que destacar essas praticas e muito importante, pois tambem nos permite perceber como elas reforcam a Convivencia com o Semiarido, a partir do cuidado com os bens (in)tangiveis que a natureza oferece. Tal proposicao brotou de uma inquietacao quanto a efetiva pratica/presenca da Escola do Campo em uma comunidade de Fundo de Pasto, concebida como comunidade tradicional. Neste caso, por estar inserida em um contexto rural, a escola deveria materializar o ensino tambem a partir dos saberes sobre a terra como forma de reforcar os valores da propria comunidade. Assim, isto promoveria a Educacao do Campo Contextualizada, algo muito comum no interior do Brasil onde as comunidades nao estao vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais de luta pela terra e pelo direito a Educacao, muitas vezes tornando-se vulneraveis a boa vontade dos poderes publicos locais.
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