
Design de Material Instrucional Virtual - para o Ensino de Línguas – Centrado no Aprendiz: a Contribuição do Aluno Estratégico / Design of Virtual Instructional Material – for Learner Centered Language Teaching: the contribution of the strategic student
2010; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1983-2664
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNo decorrer deste artigo, demonstramos como o design de materiais instrucionais virtuais pode ser baseado na experiencia de estudantes virtuais estrategicos. Nossa proposta consiste em tomar como referencia, para o design, um conjunto de estrategias de aprendizagem, identificadas e organizadas a partir da analise de narrativas de aprendizagem de linguas em meio virtual. Em termos praticos, analisamos uma atividade de producao escrita – publicada em um site dedicado ao ensino de linguas - tomando como referencia um conjunto de estrategias de aprendizagem virtual, deflagradas por meio da analise da narrativa de aprendizagem de um estudante virtual, principiante, de espanhol como lingua estrangeira. Sugerimos, apos nossas analises, que seja acoplado a atividade, de modo a refletir o perfil estrategico do aprendiz informante: um canal de comunicacao sincrono (um chat); um dicionario virtual, equipado com recursos que oferecam, alem do significado, a pronuncia e a entonacao das palavras pesquisadas; exemplos de vocabulario contextualizado e, finalmente, um recurso de anotacoes rapidas. Ressaltamos que o nosso objetivo nao foi o de oferecer solucoes definitivas de design. Palavras Chave : Ensino de Linguas, Desenho Instrucional, Aprendizagem Virtual. Abstract In this paper we demonstrate how the design of virtual instructional materials can be based on experience of strategic virtual students. Our proposal consists in taking a set of learning strategies as reference for the design, identified and organized based on the analysis of language learning narratives in the virtual environment. In practical terms, we examine a written production activity - published on a website dedicated to language teaching - taking as reference a set of strategies for virtual learning, triggered by the analysis of narrative of a virtual student, beginner in Spanish as a foreign language. We suggest, after our analysis, to reflect the strategic profile of the learner informant: a synchronous communication channel (a chat), a virtual dictionary, equipped with features that offer, besides the meaning, pronunciation and intonation of the words, examples of vocabulary in context and, finally, a quick notes feature. We emphasize that our goal was not to offer design definitive solutions. Key words : Learning Strategies, language teaching, virtual learning.
Referência(s)