Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos

2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 43; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342009000300004

ISSN

1980-220X

Autores

Carmem Cemires Cavalcante Costa, José Gomes Bezerra Filho, Márcia Maria Tavares Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Antônia Cristina Jorge, Tânia Maria Saunders de Castro,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Este estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.

Referência(s)