Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MODELO CAPES DE AVALIAÇÃO: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRIÊNIO 2010-2012?

2010; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português

10.13058/raep.2010.v11n4.130

ISSN

2358-0917

Autores

Luís Felipe Nascimento,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

<p>Este artigo tem por objetivo analisar o sistema de avaliação dos programas de pós-graduação na Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e propor medidas para aprimorar estas avaliações. Induzidos pelos critérios de avaliação da CAPES, os programas de pós-graduação passaram a supervalorizar a produção científica em detrimento das demais atividades desenvolvidas pelos seus professores. O fator de impacto, medida que indica a qualidade dos periódicos, transformou-se no indicador da qualidade do trabalho do<br />professor, uma vez que as avaliações individuais dos professores estão fortemente centradas na análise da sua produção científica. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma revisão na literatura sobre avaliação na pós-graduação, que, juntamente com a experiência do autor como professor, pesquisador, gestor de programa de pós-graduação e também membro em 2007 da comissão que avaliou o desempenho dos programas de pós-graduação em Administração subsidiaram a análise aqui apresentada. O artigo apresenta questionamentos e algumas propostas. Questionam-se os atuais critérios de avaliação do desempenho individual dos professores e alerta-se para suas possíveis consequências. Sugere-se que a avaliação considere todas as atividades desenvolvidas pelo professor, construindo o que foi denominado pelo autor de Fator “P”. Este Fator mediria o impacto das atividades do professor no âmbito local, nacional e internacional. Nas considerações finais, é feito um convite para<br />que os membros da comunidade científica se engajem no debate destas questões.<br /><br /></p>

Referência(s)