Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A INFLUÊNCIA DO “ESTILO AMERICANO DE VIDA” NOS EDUCADORES BRASILEIROS PÓS 1930 E ALGUNS DE SEUS CRÍTICOS: FLORESTAN FERNANDES E A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL SINDICAL DE ENSINO

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v7i2.14873

ISSN

2175-5604

Autores

Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar as contribuições de Florestan Fernandes e de uma publicação da editorial Vitória, <em>Educação norte -americana em crise (1956) </em>cuja<em> </em>organização é de autoria da Federação Internacional Sindical de Ensino (F.I.S.E) . Para isso, de um lado será destacado o embate teórico de Florestan Fernandes à concepção de mudança social de Kilpatrick e ao enaltecimento do modo de vida americano presente produção de George S. Counts; de outro lado apresentar-se-á a análise dos capítulos do livro <em> Educação norte-americana em crise (1956), </em>cujo<em> </em>objetivo foi desmitificar os avanços da educação norte-americana. Os autores desenvolveram análises baseadas em fatos da sociedade americana para criticar as apologias ao estilo de “vida americano, democrático e livre”, alardeados para além do território norte-americano, pela política de Estado americano, pelas missões institucionais, pela propaganda, Filosofia pedagógica, pelas artes.

Referência(s)