Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v17i1.8634822

ISSN

1676-2592

Autores

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Cintya Regina Ribeiro,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O presente estudo visa traçar modos de difusão e apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, a fim de apreender as implicações no campo educacional brasileiro. Metodologicamente, o estudo traça as condições de emergência dessas formas de apropriação, tomando o vetor midiático Jornal Folha de São Paulo como estratégico eixo de investigação. Em seguida, analisa de que modo o trabalho conjunto dos pensadores franceses, fundamentado numa política de escrita, modula as formas de experimentação com seu pensamento. Como resultado, a pesquisa aponta que o campo educacional recusa uma polarização entre formas ascéticas e exegéticas, buscando construir um campo de experimentação situado entre ambas.

Referência(s)