O alerta de algumas sociedades de consumo no Ano lnternacional do Planeta Terra
2008; Volume: 3; Linguagem: Português
ISSN
1980-4407
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoOs anos de 2007-2009 serao marcados por iniciativas destinadas a registrar as sociedades em geral que a imensa “nave espacial” na qual vivemos passa por transformacoes subitas – alem de outras graduais – que fazem parte de interacoes apenas parcialmente compreendidas. Trata-se das comemoracoes do Ano Internacional do Planeta Terra, que acontecerao em mais de 50 paises, exatamente aqueles que definiram comites nacionais ate o inicio de 2008. A iniciativa da Organizacao das Nacoes Unidas tem o merito de descortinar para todos – no sentido preciso de “revelar o que esta implicito” – uma verdade absolutamente incontestavel: vivemos em um planeta finito e, ainda que seja cada vez mais numerosa, a especie humana precisa conter-se, e melhorar seus padroes de apropriacao e utilizacao dos espacos e recursos existentes. Aos geocientistas cabe, nas sociedades, a missao de compreender a origem e os padroes de evolucao da Terra, explica-los, e continuamente revisar os modelos existentes, para testar a eficacia destes ultimos. O planeta ja experienciou no passado diversos episodios de extincoes em massa de especies, que funcionaram – se tomarmos a liberdade de examinar tais processos de modo totalmente radical – como derradeira solucao para crises ambientais das comunidades de organismos entao existentes. Ate mesmo empresas e grupos sociais em paises ditos desenvolvidos parecem ter percebido as evidencias de mudanca, normalmente rotuladas pelo nome “aquecimento global”, e que na verdade se expandem para muitos outros campos que o conhecimento humano mal consegue adequadamente abarcar. Alertas surgem no interior de algumas sociedades “vorazes” em termos de consumo de recursos e territorios. Em resumo, sabemos cada vez com mais clareza que estamos interferindo rapido demais com as demais especies e com os mecanismos lentamente construidos na Terra para proporcionar-lhes os meios adequados de sobrevivencia e perpetuacao. A revista eletronica Terrae Didatica reconheceu a importância da difusao ordenada de conhecimentos cientificos sobre o planeta em que vivemos e tem se engajado desde o primeiro momento na difusao de informacoes e realizacoes do Ano Internacional do Planeta Terra. O presente numero encaixa-se com perfeicao na linha de alertar insistentemente para o fato de que os recursos terrestres sao finitos, como a agua disponivel para consumo humano. Mais ainda, as aplicacoes das ciencias geologicas estao a exigir dos profissionais, das empresas e das instituicoes de ensino e pesquisa um foco cada vez mais firme na geracao de solucoes criativas e eficazes para tratar de importantes temas ambientais. A revista E grande a satisfacao de registrar que, neste numero da Terrae Didatica , a revista eletronica do Instituto de Geociencias Unicamp coloca em pratica a proposta de oferecer um canal ibero-latino-americano de comunicacao, voltado para a promocao de novas acoes educativas nas areas de Geologia, Geografia e Educacao. O espectro de autores, em relacao aos numeros anteriores, continua a se expandir: docentes e pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior submeteram trabalhos que participaram do fluxo normal de avaliacao e, uma vez aceitos, permitem manter padrao compativel com um periodico aberto de alto nivel. Temos pela primeira vez a oportunidade de divulgar contribuicoes de colegas de Portugal e da Argentina. O artigo entitulado O ensino da Geologia nas escolas secundarias portuguesas, durante o seculo XIX e primeira metade do seculo XX apresenta revisao historica muito bem documentada sobre o ensino de Geologia em Portugal, e o segundo trabalho (El aporte de la geologia en investigaciones arqueologicas multidisciplinarias e interdisciplinarias: casos de estudio) descreve minuciosamente varias aplicacoes da Geologia e das Geociencias para estudos praticos em arqueologia. Procurou-se manter, tao fielmente quanto possivel, a grafia original dos trabalhos, dentro dos padroes editoriais da revista Terrae Didatica. O artigo sobre Foraminiferos e bioestratigrafia (...) apresenta sintese muito util sobre esse grupo fossilifero e seu significado na interpretacao de paleoambientes, sendo complementado por exemplos de grande interesse educacional. Outro trabalho descreve resultados de experiencias didaticas no ensino medio: Aquifero Guarani: um retrato 3x4 de gestao e da experiencia com estudantes em Ribeirao Preto (SP). O tema Aquifero Guarani e de amplo interesse. Em que consiste? Qual sua origem e importância? A Viagem virtual ao Aquifero Guarani em Botucatu (...) e um exemplo de difusao ordenada de conhecimentos geocientificos a sociedade. Durante encontro que reuniu mais de 300 pessoas, o roteiro foi impresso na forma de pequena caderneta de campo e orientou excursao de poucas horas de duracao, monitorada por geologos, professores e alunos de Geologia, em sete onibus mobilizados pela Prefeitura Municipal de Botucatu para transporte de grupos de ate 40 pessoas. Muitos gestores ambientais de areas situadas sobre o Aquifero Guarani, apos tomar contato com conhecimento especializado, renovaram conceitos sobre o significado ambiental da expressao “aquifero confinado”. Os debates subsequentes foram positivamente influenciados pelas observacoes da breve viagem de campo. Em funcao dos otimos resultados e do carater transfronteirico do Sistema Aquifero Guarani, que cobre partes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o roteiro e aqui publicado. O presente numero de Terrae Didatica oferece ainda uma inovacao, que esperamos seja util como alternativa de divulgacao educacional. Trata-se de um cordel, incluido na secao experimental denominada Secao Livre; o cordel, elaborado por professores, descreve as aventuras de Riolito, o Vulcao Pernambucano. Finalmente, foi incluida neste volume importante traducao de trabalho originalmente traduzido para o ingles, da autora russa M. S. Potapova, intitulado Geologia como ciencia historica da natureza. O acompanhamento sistematico dos acessos ao sitio e de downloads de artigos e materias tem revelado numeros excepcionalmente altos. Reflete o acerto da decisao de privilegiar o formato eletronico como meio de difusao de materiais didaticos, recursos educativos, noticias e informacoes e sugere ainda a alta probabilidade de que o lancamento da revista tenha trazido visibilidade a complementaridade das revistas: Terrae , de carater cientifico, e Terrae Didatica . O bom indice de acessos da didatica reflete-se no numero de servidores que passaram a acessar a cientifica. Aumentou tambem a quantidade de servidores que as acessam, indicando que se vem atingindo variedade maior de pessoas. O registro estatistico sofreu interrupcoes em 2007, o que exigira esforco adicional para manter atualizado o acompanhamento. Esperamos que a edicao da revista seja bem-sucedida no fomento a novas experiencias pedagogicas e continue a estimular a inovacao e o intercâmbio de metodologias de ensino e praticas educativas. Seguimos empenhados em interligar o ambiente academico com a divulgacao das Ciencias da Terra e, com esse proposito, fazemos novo convite a comunidade para producao e submissao de materiais didaticos originais e criativos para divulgacao das Ciencias da Terra.
Referência(s)