Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CHANGE LABORATORY: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

2011; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.13058/raep.2011.v12n4.143

ISSN

2358-0917

Autores

Marco Antônio Pereira Querol, José Marçal Jackson Filho, Márcio Pascoal Cassandre,

Tópico(s)

Information Systems Theories and Implementation

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar a metodologia chamada Change Laboratory® (em português, Laboratório de Mudança), que se insere na perspectiva das metodologias intervencionistas. Desenvolvida na Finlândia a partir dos anos 1990, baseia-se em referencial teórico e metodológico oriundo da Teoria da Atividade russa. Após a descrição das principais técnicas e métodos, apresenta-se um resumo de intervenções utilizando essa metodologia com a finalidade de caracterizar algumas das dimensões das pesquisas e intervenções conduzidas em diversas atividades e países. Verifica-se que o LM tem sido aplicado em vários países, tanto no setor público quanto no setor privado, em pesquisas em escolas, hospitais, produção agrícola, mídia, telecomunicações entre outras atividades produtivas. Uma possibilidade oferecida por essa metodologia é usar o LM como uma meta-ferramenta para auxiliar os praticantes a analisar e a desenvolver suas atividades baseadas em uma perspectiva histórica e cultural. Sob esta ótica, crises, dilemas e conflitos na atividade não são entendidos apenas em relação ao comportamento dos indivíduos e aos recursos disponíveis, mas em relação a todo um sistema de elementos da atividade.

Referência(s)