Os blogs como meios de comunicação política
2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102231
ISSN2238-7714
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO texto analisa e discute o papel dos blogues portugueses enquanto meios de comunicação política. Nas nossas sociedades mediatizadas, a atividade política é indissociável dos media¸ que constituem uma espécie de “parlamento mediático” onde tudo se decide antes da decisão propriamente política. É precisamente sobre esse “parlamento” que os blogues procuram influir e, desse modo, influir no parlamento propriamente dito e na ação governativa; ou seja, a principal influência dos blogues enquadra-se naquilo a que se tem chamado agendamento intermediático. E, na medida em que os blogues dão voz a muitos cidadãos alheios aos media mainstream, eles podem ser vistos como representando um alargamento da esfera pública – mesmo se, nalguns casos, eles são utilizados como mais um meio ao serviço da “politics as usual”.
Referência(s)