Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desafios do apoio matricial como prática educacional: a saúde mental na atenção básica

2015; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 19; Issue: 54 Linguagem: Português

10.1590/1807-57622013.0816

ISSN

1807-5762

Autores

Fernanda Rebouças Maia Costa, Valéria Vernaschi Lima, Roseli Ferreira da Silva, Luciana Nogueira Fioroni,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

Trata-se de investigação sobre a dimensão educacional das práticas de apoio matricial (AM) em saúde mental na atenção básica. A partir de uma abordagem qualitativa, do tipo interpretativo-explicativo, foram entrevistados profissionais envolvidos com AM em saúde mental de um município do interior de São Paulo, Brasil. Esses dados foram confrontados com os referenciais de AM em duas tendências pedagógicas: diretiva e construtivista. A análise deste conteúdo foi incorporada às entrevistas e permitiu a identificação de duas temáticas: “perfil do apoiador matricial”; e “desafios para a construção da prática do apoiador matricial”. A percepção sobre o perfil de competência do apoiador mostrou-se coerente com os pressupostos do AM, ao passo que suas práticas educacionais apresentaram-se predominantemente vinculadas à tendência diretiva. O desafio para uma prática construtivista foi parcialmente constatado, uma vez que requer uma posição crítica e transformadora frente às práticas educacionais hegemônicas presentes na saúde.

Referência(s)