
Programas de pós-graduação interdisciplinares: contexto, contradições e limites do processo de avaliação Capes
2011; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
10.21713/2358-2332.2011.v8.210
ISSN2358-2332
AutoresMarlize Rubin Oliveira, Jalcione Almeida,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste texto se propõe a refletir sobre as principais contradições e os limites da avaliação realizada nos programas de pós-graduação submetidos à Comissão de Avaliação Interdisciplinar (CAInter/Capes). Algumas das inquietações se relacionam à busca pela qualidade na produção de conhecimento nesses programas; por um lado, vinculandose à organização dos currículos, à composição do corpo docente e discente, à dinâmica dos grupos de pesquisa, às condições de elaboração de dissertações, teses e pesquisa em que a multi e a interdisciplinaridade se colocam como meta; pelo outro, ao Sistema de Avaliação a que os programas estão submetidos e têm na disciplinaridade sua gênese. As conclusões apontam principalmente para a necessidade de discutir alternativas à forma de avaliação disciplinar, sob pena de inviabilizar aspossibilidades de construção de conhecimentos que visam estabelecer diálogos entre distintas áreas científicas.
Referência(s)