Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Efeitos de valores numéricos menores e maiores sobre o desempenho em atividades matemáticas elementares

2015; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9788/tp2015.1-12

ISSN

2175-3652

Autores

Rafaella Donini, Nilza Micheletto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensino de matemática pode ser planejado a partir dos comportamentos que já estão estabelecidos no repertório do aluno, o que remete à importância de caracterizar esse repertório e identifi car possíveis controles já estabelecidos.Analisar se valores numéricos menores -entre um e três -e valores numéricos maiores -entre sete e nove -produziriam diferenças em uma amostra de desempenho de três crianças em atividades que testaram relações comportamentais entre estímulos e respostas componentes de repertórios matemáticos elementares foi objetivo desta pesquisa.Dimensões irrelevantes (espacial, tamanho e forma dos elementos) dos conjuntos de elementos foram variadas e manipuladas nas atividades, buscando identifi car se as respostas estariam sendo controladas pela dimensão relevante -número.Para isto foram planejadas, com três crianças com idades de 6 a 9 anos, atividades que avaliavam relações entre estímulos e respostas relativas aos conceitos de igualdade, mais, menos, maior, menor, sequência crescente e sequência decrescente.Foram atividades de emparelhamento de identidade ou arbitrário, que envolviam relações entre estímulos modelo e comparação (fi guras, conjunto de fi guras, algarismos, instruções orais) e respostas de selecionar estímulos comparação, de construir conjuntos ou sequencias; e também atividades que envolviam respostas de tatear número de fi guras e respostas textuais diante de algarismos.De maneira geral, os resultados indicaram maior número de acertos em tentativas nas quais valores entre um e três foram empregados do que em tentativas nas quais valores entre sete a nove foram usados.Tais resultados apoiam a sugestão

Referência(s)