
Alfabetização audiovisual e pedagogia das imagens
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Inglês
ISSN
2596-3198
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO artigo apresenta um trabalho desenvolvido na disciplina de Arte do ensino fundamental de uma escola publica no Municipio de Porto Alegre permeado pelas acoes do Programa de Alfabetizacao Audiovisual , fazendo uma reflexao acerca da alfabetizacao audiovisual a partir da possibilidade de uma pedagogia das imagens. A pergunta investigativa que o direciona buscou conhecer de que forma os estudantes se apropriaram dos modos de fazer do cinema por meio da fruicao dos trechos postos em relacao, estabelecendo assim um dialogo entre as imagens em movimento observadas na tela e as imagens filmadas por eles nos processos de producao. Discorreremos tambem sobre a possibilidade de uma alfabetizacao audiovisual atraves de uma pedagogia das imagens , partindo da premissa de perguntar e responder com imagens. ABSTRACT This paper presents a work in art discipline, in a class of elementary school at a public school in Porto Alegre City, permeated by the actions of Programa de Alfabetizacao Audiovisual , discussing about audiovisual literacy as of the possibility of teaching images. The investigative question that directs this paper is how students have appropriated the ways of making cinema through the fruition of excerpts brought into relation, thus establishing a dialogue between the moving images seen on the screen and the images shot by them in production processes. We will discuss also about the possibility of visual literacy through a pedagogy of the images, based on the premise of asking and answering with images.
Referência(s)