Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação do jogo “Brinquedos Numéricos” para o ensino de conjuntos numéricos

2015; Linguagem: Português

10.5540/03.2015.003.01.0493

ISSN

2359-0793

Autores

Maiara A. C. Valentim, Livia Maria Pierini, Andréa Cardoso,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Pesquisas e estudos revelam que a educacao nao vem apresentando resultados satisfatorios em decorrencia de uma serie de fatores que, em sua maioria, apontam para o fracasso escolar [1]. Em contrapartida, em meio as dificuldades enfrentadas no ensino de matematica, gradativamente, os professores estao buscando priorizar a construcao dos conhecimentos por meio de atividades que despertam o interesse e a motivacao dos alunos [5]. Dentre essas atividades, destacam-se os jogos que, segundo Pietruchinski [4], “[...] quando utilizados de forma a colaborar no processo de ensino, podem ser ferramentas capazes de contribuir efetivamente para uma educacao de qualidade. Seu uso nas atividades educativas demonstra uma clara percepcao da natureza ludica do ser humano”. Os jogos educacionais tornaram-se uma tendencia e, com isso, professores podem abordar os conteudos educacionais por meio de jogos ou usa-los em sala de aula de forma inadequada, gerando um jogador que se diverte, mas que nao adquire novas habilidades ou conhecimentos [2]. Para evitar isso, fazem-se necessarias a avaliacao e verificacao da eficacia educacional que o jogo pode oferecer antes de incorpora-lo a pratica pedagogica. Assim, em meio a busca de alternativas que visem a motivacao e aprendizagem do aluno e a necessidade de validacao do jogo antes de incorpora-lo ao curriculo do professor, este trabalho tem como objetivo apresentar a avaliacao do jogo digital “Brinquedos Numericos” feita com alunos e futuros professores, refletindo sobre suas possiveis potencialidades no ensino de conjuntos numericos. Segundo os criadores [3], o jogo foi desenvolvido mediante a ausencia de jogos e materiais que abordam o assunto de conjuntos numericos e tem como objetivo ser um jogo educativo cuja proposta e levar o jogador a estabelecer a continencia entre os conjuntos numericos. Para isso, e retratada no jogo uma loja de brinquedos informatizada que sofre um erro no servidor e a missao do jogador, representado por um tecnico de informatica, e solucionar o erro. Para tal, o jogador tem que passar por quatro fases, testando seus conhecimentos sobre conjuntos numericos. As quatro primeiras fases possuem desafios e correspondem cada uma a um dos conjuntos numericos: naturais, inteiros, racionais e irracionais. Na ultima fase, encontra-se um computador que emite varias mensagens justificando o erro no servidor e solucionando-o a partir dos conhecimentos adquiridos nas fases anteriores. Para a avaliacao, o jogo foi aplicado a alunos do ensino fundamental e medio. Entretanto, no intuito de investigar tambem possiveis formas de aplicacao e obter a opiniao de futuros professores, o jogo foi trabalhado com licenciandos em matematica que estao na metade final do curso. A aplicacao de “Brinquedos Numericos” para o ensino fundamental foi feita com alunos do nono ano, visto que, nesta etapa, eles ja conhecem os conjuntos numericos abordados no jogo. No entanto, tanto a aplicacao para o ensino fundamental quanto para o medio seguiram a mesma metodologia. Primeiramente, o jogo foi apresentado e foi contada a historia da sua criacao. Em seguida, os participantes receberam um questionario de avaliacao diagnostica. O objetivo deste questionario foi identificar o conhecimento previo dos alunos quanto ao conteudo de conjuntos numericos. Apos a resolucao das questoes, os alunos deram inicio ao jogo e, ao final da aplicacao, foi entregue um segundo questionario. O objetivo de aplicar um questionario inicial e outro final foi realizar uma investigacao mais precisa das dificuldades dos estudantes e de seus conhecimentos previos para, em seguida, comparar o impacto do jogo e suas possiveis potencialidades. Na analise feita com os alunos que estao na metade final do curso de licenciatura em matematica, o enfoque foi diferenciado e o objetivo foi realizar a aplicacao do jogo com esses graduandos para que, alem de jogar, pudessem pensar em estrategias de aplicacao do jogo “Brinquedos Numericos” no ensino. Dessa forma, os licenciandos foram convidados, primeiramente, a jogar a fim de conhecerem o jogo e, posteriormente, responderam a um questionario, cujo objetivo era descobrir como os graduandos aplicariam o jogo em suas aulas, pensando tambem nas atividades investigativas. Dentre todas as justificativas e comentarios feitos, pode-se concluir que, para os alunos do ensino fundamental, o jogo testa os conhecimentos, e educativo e ajuda na compreensao e na aprendizagem. Ja para os alunos do ensino medio, utilizar o jogo em sala de aula facilitaria a aprendizagem e seria mais divertido. Alem disso, o jogo mostrou-se atrativo tanto aos alunos do ensino fundamental e medio quanto aos alunos do ensino superior, sugerindo que este pode ser utilizado em diferentes niveis de ensino, porem com enfases e abordagens diferenciadas. Com as aplicacoes, foi observado que o jogo cumpre o que se propoe, pois os alunos passaram a compreender a relacao de continencia entre os conjuntos numericos, apesar de muitos permanecerem com dificuldades na classificacao dos numeros. Assim, foi possivel inferir que o jogo “Brinquedos Numericos” e uma ferramenta favorecedora de aprendizagem sobre conjuntos numericos. No entanto, para uma aprendizagem efetiva acredita-se que e indispensavel a intervencao do professor mediando e direcionando a atividade a fim de que seja possivel extrair do jogo o maximo de seu potencial. Quanto ao olhar dos futuros professores, foi percebida uma aprovacao unânime em relacao ao jogo, sendo este considerado como uma estrategia de aprendizagem para o conteudo dos conjuntos numericos. Ressalta-se ainda que essa estrategia envolve tanto o desenvolvimento de competencias e habilidades em relacao ao conteudo matematico quanto a autonomia dos alunos, visto que estes conseguem extrair suas proprias conclusoes a partir do jogo.

Referência(s)