Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliando pesquisa e pesquisadores: um título inspirado e uma realidade complicada

2008; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 32; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022008000400017

ISSN

1981-5271

Autores

Aguinaldo Gonçalves,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Comemorando a recente decisao deste periodico de criar e desenvolver uma secao de Re-senhas, revela-se oportuno apropriar, para acesso e analise, livro recentemente disponivel na realidade editorial brasileira que lida com dois componentes complementares, cada vez mais presentes e fundamentais da educacao medica, porem aprofundados e ate mesmo ventilados com frequencia inauditamente insuficiente. Trata-se de peculiaridades tanto da metodologia cientifica aplicada, quanto da respectiva crescente incorporacao das chamadas ciencias huma-nas em nossa area. De fato, a nos, multiplicadores de posturas, visoes e valores no interior da escola medica, nos faz muito bem reunir elementos adequados para pensar melhor a comuni-dade cientifica pelas especificidades que aqui se poem: as perspectivas critica e de poder.Colega de area de atuacao, o autor, professor Gustavo Gutierrez, situa-se tambem na militância docente, professor titular que e de mesma unidade da Unicamp. Trata-se aqui, portanto, de pessoa absolutamente habilitada a ter sua mais recente producao intelectual con-siderada, pois, como diz a professa Iris Ferrari, so se contraria a quem se gosta. Com efeito, a leitura deste seu livro motiva apreciacao detalhada, a reiterar controversias e reinacoes entre companheiros de caminhada.Obra formulada em cinco capitulos, o primeiro consiste, a partir de quadro sobretudo observacional e auto-referenciado, na acertada e agradavel descricao de questoes referentes a opcao/formacao do pos-graduando pelo referencial analitico que vira a adotar, fato reiterado repetidamente. Trata-se de identificadores de aplicacao da psicologia corporativa da pesquisa,

Referência(s)