Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Professores de Matemática em atividade de ensino de álgebra: Apropriações da teoria histórico-cultural

2015; University of Minho; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21814/rpe.7857

ISSN

2183-0452

Autores

Núbia Cristina dos Santos Lemes, Wellington Lima Cedro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as evidências das apropriações de um grupo de professores de Matemática que, inconformados com a situação do ensino da álgebra, participaram de um curso de formação que os colocou em atividade de ensino. Neste curso, os professores tiveram contato com a teoria histórico-cultural e com as atividades orientadoras de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um experimento didático desenvolvido com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica. Os principais resultados desta pesquisa indicam a importância de ações de formação que permitam que os professores possam inserir-se em um movimento de produção de sentidos ao aprenderem e ensinarem álgebra numa proposta que entende o conhecimento matemático como um produto histórico-cultural.

Referência(s)