
Professores de Matemática em atividade de ensino de álgebra: Apropriações da teoria histórico-cultural
2015; University of Minho; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21814/rpe.7857
ISSN2183-0452
AutoresNúbia Cristina dos Santos Lemes, Wellington Lima Cedro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem o objetivo de apresentar as evidências das apropriações de um grupo de professores de Matemática que, inconformados com a situação do ensino da álgebra, participaram de um curso de formação que os colocou em atividade de ensino. Neste curso, os professores tiveram contato com a teoria histórico-cultural e com as atividades orientadoras de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um experimento didático desenvolvido com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica. Os principais resultados desta pesquisa indicam a importância de ações de formação que permitam que os professores possam inserir-se em um movimento de produção de sentidos ao aprenderem e ensinarem álgebra numa proposta que entende o conhecimento matemático como um produto histórico-cultural.
Referência(s)