Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise exploratória para a modelagem da frequência de acidentes de trânsito agregados ao nível de zonas de tráfego

2015; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.14295/transportes.v23i4.927

ISSN

2237-1346

Autores

Marcos José Timbó Lima Gomes, Caio Assunção Torres, Francisco Moraes Oliveira-Neto, Flávio José Craveiro Cunto,

Tópico(s)

Urban Transport and Accessibility

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise exploratória das variáveis que contribuem na modelagem da segurança viária ao nível estratégico e tático de planejamento. A princípio, uma base de dados geográficos de 126 zonas de tráfego é compilada a partir de dados socioeconômicos disponíveis, características da rede e dos acidentes georreferenciados. Visando separar os efeitos parciais das variáveis sobre a ocorrência de acidentes, a análise compreende: i) uma análise fenomenológica e de correlação que resultou na redução de variáveis preditoras, e ii) uma análise de regressão binomial negativa, que identificou os preditores significativos. Dada a natureza espacial dos dados geográficos, a suposição de independência espacial entre erros modelados é analisada. Os resultados confirmaram que os acidentes estão relacionados com a renda e atividade econômica, no nível estratégico, e a atributos físicos e de operação da rede, no nível tático. A evidência da dependência espacial no nível estratégico aponta direções para trabalhos futuros.

Referência(s)