
Entre a formação na escola e a formação como atleta de futebol profissional: prioridades e influências
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36453/2318-5104.2013.v11.n1.p35
ISSN2318-5104
AutoresFabiano Bossle, Lucas Oliveira Lima,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo tem como principal objetivo verificar as representações que atletas de futebol de alto rendimento das categorias de base de dois clubes tradicionais de Porto Alegre fazem sobre escola e futebol. De maneira complementar, averiguar quais são as prioridades desses jovens no presente momento e quais as influências que sofrem para escolher (priorizar) a escola ou o futebol. Para tanto, foram feitas oito entrevistas com esses atletas sendo que a faixa etária é de 13 a 17 anos. As falas dos atletas nos revelaram, a princípio, que eles pensam a formação escolar como o que chamamos de um plano B e a formação como atleta de futebol como prioritária. A maior influência que sofrem para escolher dar maior dedicação, a escola ou ao futebol, é da família. As principais representações foram: a escola como um acessório a almejada carreira de futebolista profissional e o futebol como o sonho (o tudo).
Referência(s)