Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atitudes em relação à estatística e à matemática

2002; Universidade de São Francisco; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712002000200011

ISSN

2175-3563

Autores

Cláudia Borim da Silva, Márcia Regina Ferreira de Brito, Irene Maurício Cazorla, Claudette Maria Medeiros Vendramini,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar se as atitudes em relação à estatística poderiam estar relacionadas às atitudes em relação à matemática desenvolvidas durante a trajetória escolar do estudante. Os sujeitos foram 330 alunos de graduação que cursavam estatística introdutória em 1998. Foi aplicado um questionário, uma escala de atitudes em relação à estatística e outra em relação à matemática. As duas escalas apresentaram altos coeficientes de consistência interna. Verificou-se que os alunos apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática do que em relação à estatística. Não foram encontradas diferenças por gênero nas pontuações das duas escalas. Os alunos de exatas apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática e os de humanas atitudes mais negativas em relação à estatística. Os resultados indicaram que existe uma associação das atitudes em relação à matemática na formação das atitudes em relação à estatística e que essa associação é mais forte para os alunos de humanas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX