
Atitudes em relação à estatística e à matemática
2002; Universidade de São Francisco; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-82712002000200011
ISSN2175-3563
AutoresCláudia Borim da Silva, Márcia Regina Ferreira de Brito, Irene Maurício Cazorla, Claudette Maria Medeiros Vendramini,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO objetivo deste trabalho foi verificar se as atitudes em relação à estatística poderiam estar relacionadas às atitudes em relação à matemática desenvolvidas durante a trajetória escolar do estudante. Os sujeitos foram 330 alunos de graduação que cursavam estatística introdutória em 1998. Foi aplicado um questionário, uma escala de atitudes em relação à estatística e outra em relação à matemática. As duas escalas apresentaram altos coeficientes de consistência interna. Verificou-se que os alunos apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática do que em relação à estatística. Não foram encontradas diferenças por gênero nas pontuações das duas escalas. Os alunos de exatas apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática e os de humanas atitudes mais negativas em relação à estatística. Os resultados indicaram que existe uma associação das atitudes em relação à matemática na formação das atitudes em relação à estatística e que essa associação é mais forte para os alunos de humanas.
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