Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos

2015; Fundação Carlos Chagas; Volume: 45; Issue: 158 Linguagem: Português

10.1590/198053143364

ISSN

1980-5314

Autores

Adriano Souza Senkevics, Marília Pinto de Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo deriva de pesquisa que buscou compreender o papel da socialização familiar na construção de trajetórias escolares diferenciadas por sexo, a partir do olhar de 25 crianças de camadas populares de uma escola municipal de São Paulo. Por meio de observações e entrevistas, obtiveram-se informações sobre a participação de meninas e meninos nos afazeres domésticos, nas práticas de lazer e na circulação pelo espaço público. Conclui-se que a socialização familiar tende a estimular um desempenho superior das meninas tanto pela construção de feminilidades pautadas por responsabilidade e disciplina, quanto pela significação positiva da escola enquanto um espaço de recreação e sociabilidade, em face das inúmeras restrições que as garotas sofrem no seu cotidiano na família, na casa e na rua.

Referência(s)