O LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E HABILIDADE DA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO DO PROJETO AUTONOMIA
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.17115/2358-8411/v2n4a16
ISSN2358-8411
AutoresRita de Cássia Fonseca, Patrícia Terra Siqueira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho discute o ludico, como facilitador da aprendizagem de jovens e adultos do Ensino Medio no programa de aceleracao intitulado “Projeto Autonomia”. Este Projeto e uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a Fundacao Roberto Marinho, que busca como politica publica, atender a demanda de jovens e adultos que nao concluiram o ensino basico. Realizamos um trabalho no espaco da brinquedoteca do Colegio Estadual Joao Pessoa, situado em Campos dos Goytacazes/RJ, com o objetivo de analisar como o uso de jogos com caracteristicas sociocognitivas pode interferir na escrita dos alunos demandantes deste Projeto. A amostra da pesquisa se limitou a um grupo de 14 alunos, sendo oito do sexo feminino e seis do sexo masculino. Como proposta metodologica, foi realizada uma abordagem qualitativa de carater exploratorio, na forma de pesquisa empirica sobre o tema e, como procedimento, foi realizada uma pesquisa de campo, que propunha o uso dos jogos no reforco da aprendizagem da escrita. Como instrumento foi proposta a utilizacao de questionarios semiestruturados. Apos essa etapa, iniciamos as atividades propostas com um encontro semanal com duas horas de duracao. Como resultado, obtivemos melhor entendimento sobre a escrita, detectadas atraves dos relatos e avaliacoes realizadas. Podemos concluir que os jogos aplicados foram de grande relevância para o progresso da aprendizagem da escrita.
Referência(s)