Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estratégias competitivas: uma análise crítica do modelo dicotômico de Porter e sua evolução

2015; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.6008/spc2179-684x.2015.002.0008

ISSN

2179-684X

Autores

Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho, Erica Bahiense de Albuquerque e Cunha,

Tópico(s)

Innovation and Knowledge Management

Resumo

Nesse ensaio, debatemos o posicionamento competitivo à luz da tipologia de estratégias genéricas de Michael Porter (1980). Apesar da grande penetração do modelo de Porter nos meios empresariais e acadêmicos, questionamos sua rigidez em uma categorização dicotômica e discreta de duas possibilidades de posicionamento estratégico: liderança em baixo custo ou em diferenciação (porém não ambos). Argumentamos, baseados em exemplos do cotidiano, premissas teóricas e testes empíricos do modelo, que a combinação das estratégias é não só válida como desejável, e parece ser a tendência encontrada nos estudos mais recentes. Exploramos também o conceito da estratégia concebida por Porter como meio-termo (stuck in the middle), procurando desfazer a confusão que a falta de precisão do termo gerou entre acadêmicos por algum tempo. Introduzimos também as ideias de Reeves e Deimler (2011), de uma nova fonte da vantagem competitiva que se origina da capacidade das organizações se adaptarem e de serem muito boas em aprender a fazer coisas novas.

Referência(s)