
A narrativa da montagem do funk carioca no cotidiano escolar
2015; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 36; Issue: 131 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302015121367
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
Resumo<title>RESUMO:</title><p>O presente artigo tem como objetivo principal discutir a possibilidade de a narrativa da montagem do <italic>funk</italic> carioca orientar práticas educacionais mais emancipatórias. Enquanto uma prática musical da diáspora negra fortemente presente no cotidiano da escola municipal carioca de ensino fundamental em que trabalho (e de tantas outras escolas municipais, certamente), a narrativa da montagem do <italic>funk</italic>carioca abre possibilidades bastante férteis no deslocamento das relações neocoloniais que tecem a educação escolar, mais especificamente no enfrentamento da própria questão racial. Sobretudo, pelo fato de posicionar esta mesma questão não nos limites biológicos (fenótipo), geográficos (favela) ou culturais institucionalizados (O <italic>Funk</italic>), mas sim no âmbito das chamadas práticas (musicais) cotidianas.</p>
Referência(s)