Desenvolvimento de Competências ou Transmissão de Conhecimento: Acerca da Necessidade de Superar uma Antinomia Curricular no Ensino Universitário
2015; Coimbra University Press; Linguagem: Português
10.14195/1647-8614_49-1_3
ISSN1647-8614
Autores Tópico(s)Competency Development and Evaluation
ResumoA reorganização do ensino superior, conhecida por Processo de Bolonha, está na segunda década de implantação. Depois de um período de intensa discussão sobre os princípios adotados e caminhos seguidos, o funcionamento institucional alcançou uma certa estabilização, o que não significa a extinção de questões concetuais que se lhe associaram no que respeita, nomeadamente, à organização curricular. A antinomia que, de modo recorrente, se estabelece entre “conhecimentos” e “competências” é uma delas, interrogando, por sua vez, o lugar dos “objetivos”. No presente artigo que incide, de modo particular, no ensino universitário, debate‑se, à luz da teoria cognitivista, essa dupla questão, explorando‑se a identidade curricular de cada uma das noções e defendendo‑se a relevância das três no vocabulário curricular atual.
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