
A ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TREINAMENTO PARA A COPA DO MUNDO 2014
2015; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Espanhol
10.22169/revint.v10i21.758
ISSN1809-7286
AutoresAlboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Joana Flávia Santos Botelho Maciel,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO Este artigo tem por finalidade analisar a influência da andragogia na educação corporativa, em específico na construção do programa de treinamento desenvolvido para os profissionais que atuaram na área de hospitalidade dos camarotes da Copa do Mundo de 2014. Ao longo do artigo são apresentados os principais autores e os fundamentos da andragogia, a diferença da pedagogia e as características que levam as empresas a adotarem a andragogia como fundamentação. Em se tratando do caso estudado, são apresentadas: a metodologia adotada, as mídias e objetos de aprendizagem escolhidos e a forma de construção desses, bem como os principais resultados obtidos tanto em relação ao desempenho dos participantes quanto da percepção e satisfação desses em relação ao programa de treinamento. Palavras-chave: Andragogia, educação corporativa, pedagogia, educação. ABSTRACT This article aims to analyze the influence of andragogy in corporate education, especially in the preparation of the training program developed for professionals who worked as hosts at the 2014 Soccer World Cup boxes. Throughout the article, the main authors and the foundation of andragogy are displayed. It also displays the peculiarity of the pedagogy used in andragogy as well as the characteristics that lead companies to use andragogy as their methodology. Regarding the case studied the article shows the adopted methodology, the chosen media and learning objects and their concept of construction. In addition, it contains the main results related to the performance of the participants and their perception and satisfaction regarding the training program. Keywords: Andragogy, corporate education, pedagogy, education. RESUMEN Este artículo pretende analizar la influencia de la Andragogía en la educación corporativa, específicamente en la construcción del programa de formación desarrollado para profesionales que trabajaron en el área de la hospitalidad de las cabinas del mundial de 2014. A lo largo del artículo se presentan los autores principales y los fundamentos de la Andragogía, la diferencia de la pedagogía y las características que llevan las empresas a tomar la Andragogía como fundamentación. En el caso estudiado, se presentan: la metodología adoptada, los medios y objetos de aprendizaje elegidos y su forma de construcción, así como los principales resultados obtenidos tanto en lo referente a la actuación de los participantes como a la percepción y satisfacción de éstos en relación con el programa de capacitación. Palabras-clave: Andragogía, educación corporativa, pedagogía, educación. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v10i21.758
Referência(s)