Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos da utilização da internet pelos bancos no Brasil: um estudo baseado em home pages

1997; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

10.1590/s1984-92301997000200004

ISSN

1984-9230

Autores

Rodrigo Oliveira Soares, Norberto Hoppen,

Tópico(s)

ICT Impact and Policies

Resumo

O objetivo do trabalho e tracar um perfil do uso da Internet pelos bancos no Brasil, mais especificamente as home pages da World Wide Web (WWW). No mapeamento analisaram-se os elementos mercadologicos e de comunicacao presentes nas home pages, alem de uma descricao dos servicos presentes. A Internet foi escolhida em funcao do enorme desafio que esta nova midia oferece do ponto de vista de estrategia competitiva. Os bancos foram selecionados como campo de estudo porque sao, notoriamente, um dos setores mais intensivos no uso da tecnologia da informacao no Brasil. A pesquisa consistiu em uma survey abrangendo uma amostra aleatoria de 36 dos 50 maiores bancos (por patrimonio, Revista Exame, 1996) no Brasil. O instrumento de pesquisa foi um questionario estruturado, utilizado por seis codificadores, previamente treinados, para o levantamento dos dados a par¬tir das informacoes presentes nas home pages. Dentre os principais resulta¬dos obtidod, cabe destacar a exploracao, mesmo que em fase inicial, dos novos recursos disponibilizados pela rede, sem que haja, entretanto, uma grande padronizacao quanto a utilizacao de tais recursos porparte dos bancos

Referência(s)
Altmetric
PlumX