Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégia do Oceano Azul: Relato de Implantação em um Setor em Crise

2015; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 14; Issue: 04 Linguagem: Português

10.5585/riae.v14i4.2237

ISSN

2176-0756

Autores

Edson Ricardo Barbero, Bruno Nascimento Vieira,

Tópico(s)

Business Strategy and Innovation

Resumo

Este relato tecnologico apresenta alguns dos elementos facilitadores e dificultadores para se implantar a metodologia Estrategia do Oceano Azul (EOA). A empresa estudada passava por uma situacao competitiva intricada, com reducao de demanda e excesso de oferta. Com o uso de alguns dos pressupostos da EOA, a empresa redefiniu estrategias competitivas reduzindo sua exposicao a rivalidade tipicamente encontrada em setores maduros. O artigo narra a construcao da curva de valor, que tomou 540 horas em entrevistas e diversos grupos de foco. Como resultados, entre outros elementos, destaca-se a importância da criacao de sentido ( sensemaking ) e da heterogeneidade de fontes de informacao. Diante da riqueza dos achados, considera-se que este relato contribua para o campo da Estrategia Empresarial. Entre outros, o relato descreve a formacao das equipes, mecanismos de coleta de dados e desenvolvimento da curva de valor.

Referência(s)