Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Influência da modalidade de reconto na avaliação do desempenho de escolares em compreensão leitora

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 32; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/0103-166x2015000400004

ISSN

1982-0275

Autores

Adriana de Souza Batista Kida, Gabriela Juliane Bueno, Vania L.C. Carvalho Lima, Suélen Graton Rossi, Pablo Felício Nepomuceno, Mariana de Moraes Maldonado MARTIN, Clara Regina Brandão de Ávila,

Tópico(s)

Writing and Handwriting Education

Resumo

Este estudo buscou estudar a influência da modalidade de reconto sobre a avaliação da compreensão leitora. Avaliaram-se 34 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sem queixas de leitura, agrupados em: 1) Grupo Reconto Oral: 19 crianças que recontaram oralmente texto narrativo e expositivo lidos; 2) Grupo Reconto Escrito: 15 que o fizeram por escrito. A análise dos recontos quantificou proposições de ideia central, detalhe, inferências e número de enlaces. Estabeleceu-se, também, o padrão de compreensão (3-0, do melhor para o pior desempenho). Resultados evidenciaram semelhanças entre as médias de desempenho dos grupos nas variáveis do reconto de texto narrativo. Para o expositivo, houve diferença para enlaces de primeiro nível (t = -2,114, p = 0,042), com maior média do Grupo reconto escrito. Concluiu-se, portanto, que a modalidade do reconto não influenciou a avaliação da compreensão de textos narrativos, mas o reconto escrito de textos expositivos favoreceu o aparecimento de enlaces entre ideias centrais.

Referência(s)