
Avaliaçao de Equaçoes Matemáticas para Prediçao de Parâmetros de Especificaçao do Diesel Brasileiro
2015; Brazilian Society of Chemistry; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português
10.5935/rvq.v7i6.1319
ISSN1984-6835
AutoresFernanda Maria de Oliveira, Luciene Santos de Carvalho, Selmo Q. de Almeida, Keverson Gomes de Oliveira, Maritza Montoya Urbina, Luiz Antônio Magalhães Pontes, Leila Maria Aguilera Campos,
Tópico(s)Petroleum Processing and Analysis
ResumoNo Brasil, o monitoramento da qualidade do oleo diesel comercial segue procedimentos bastante consolidados, entretanto requerem equipamentos com elevados custos de operacao e manutencao. Neste trabalho, foram utilizadas equacoes matematicas, disponiveis na literatura, para a obtencao de propriedades fisico-quimicas do diesel, tais como, densidade, viscosidade cinematica a 40 °C, pontos de ebulicao medios, ponto de anilina, grau API, indice de diesel, assim como o indice de cetano e o ponto de fulgor, utilizando dados experimentais de destilacao atmosferica (ASTM D86) e massa especifica (ASTM D4052). Valores do indice de cetano calculados foram comparados aos obtidos por metodologias ASTM , por meio do test t de Student (nivel de significância de 5%), do erro percentual absoluto medio (MAPE), coeficiente de correlacao, R, e do boxplot . Para tres equacoes avaliadas, os resultados teoricos e experimentais obtidos para o indice de cetano apresentaram coeficientes de correlacao proximos a unidade. C om relacao ao teste t de Student , a equacao IC_PA foi mais adequada ao nivel de significância de 5%, com aplicacao de um erro medio absoluto de 0,425 e erro percentual de 0,977 %. Este trabalho apresenta resultados que indicam a possibilidade de uso de metodologias baseadas em equacoes matematicas para a predicao do numero de cetano do diesel brasileiro. DOI: 10.5935/1984-6835.20150155
Referência(s)