Artigo Produção Nacional Revisado por pares

JUVENTUDE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA

2014; UNIVERSIDADE FRANCISCANA; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

ISSN

1982-2103

Autores

Gislaine Mocelin Auzani, Ail Ortiz, Edinara Alves de Moura, Alissani Konig, Bruna Cassiele Bandeira, Eva Cristiane Cortelini Gabriel, Rodrigo da Costa, Willians de Almeida Rodrigues,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo refletir acerca de aproximacoes entre juventude e tecnologias educacionais no ensino de Geografia. A sociedade contemporânea tem revelado desafios a educacao, onde o cenario escolar nao tem dado conta da desmotivacao generalizada, tanto de educandos, quanto de educadores. O desafio reside, entao, em superar esses obstaculos e promover situacoes pedagogicas atrativas por meio de metodologias que possibilitem despertar no sujeito jovem o desejo de aprender. O ensino de Geografia como possibilidade de construcao do conceito de espacialidade pode buscar, nos recursos tecnologicos, ferramentas de ensino que auxiliem os professores a construir metodologias que possam aliar as ofertas tecnico-cientificas, disponibilizadas pela modernidade, ao contexto da juventude. Esses equipamentos precisam, de fato, incorporar-se a pratica educativa como recursos para a producao do conhecimento geografico, na dimensao de potencializar, ao educando, jovem cidadao, uma leitura critica e refletida de mundo.

Referência(s)