
Pedagogia da aporia: filosofia e educacao na obra de Jacques Derrida
2006; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2359-246X
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo mostra, atraves da desconstrucao, que o conceito de educacao nao possui um substrato basico ou um carater essencial. Por isso, ao analisar a educacao sob a perspectiva da desconstrucao, temos que compreender como se da o olhar desconstrutor. Tal olhar se desenvolve a partir da ideia de aporia que, para nos, e o ponto fundamental da estrategia desconstrucionista. A aporia se da em termos do tempo e da lei e, para compreendermos isto, mostraremos a leitura que Derrida faz da declaracao de independencia dos Estados Unidos. Depois, analisaremos a educacao no plano da Universidade, mostrando como Derrida questiona o conceito tradicional de educacao, que e marcado pela tentativa obcecada de se livrar das aporias. Derrida confere as ciencias humanas, e em especial a filosofia, a responsabilidade de pensar questoes sobre a educacao. Desta forma, pensaremos a educacao a partir de suas fronteiras e limites e, tambem, a partir da posicao que a filosofia ocupa em um determinado espaco institucional, ou seja, a universidade. Palavras-chave: Desconstrucao. Aporia. Educacao.
Referência(s)