Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Como é que posso com este mundo? - A Composição do Absoluto em Guimarães Rosa

2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2318-9746

Autores

Raphael Bessa Ferreira,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O presente trabalho propoe-se a discutir algumas incidencias referentes atradicao Zen do Budismo na obra do autor mineiro Joao Guimaraes Rosa, mais especificamente no caso do romance Grande Sertao: Veredas (1994) e do conto terceira margem do rio, presente no livro Primeiras Estorias (1988). Tal preceito religioso e filosofico oriental reconhece uma realidade divina substancial para com a vida. O caminho do meio ou a terceira margem, na tradicao oriental, diz respeito ao que esta alem do meramente dual, do ambivalente, do ambiguo e do maniqueista. No principio do homem muito provisorio sertanejo, Rosa intenta na separacao entre bem/mal, certo/errado, vida/morte e sim/nao para transcender a sua obra do regional e do fisico ao terreno da eternidade, do metafisico e do universal, onde, no estado Zen de Bardo (entre dois), os seus personagens atingem a iluminacao, momento epifânico que ronda os personagens de Riobaldo e do Filho nas obras supracitadas. Assim, os dois textos ora analisados se inserem nos estudos mistico-esotericos encontrados na fortuna critica do autor, como bem nos mostrou Benedito Nunes n'O Dorso do Tigre (1969); Suzi Frankl Sperber, em Caos e cosmos: leituras de Guimaraes Rosa (1976); Consuelo Albergaria no Bruxo da Linguagem no Grande Sertao (1977); Francis Uteza, em JGR: Metafisica do Grande Sertao (1994); e Heloisa Vilhena de Araujo, n'O Roteiro de Deus: dois estudos sobre a obra de Guimaraes Rosa (1996). Desta feita, nos basearemos nos tratados da tradicao do Zen Budismo pesquisados por Maria de Lourdes dos Santos em Sintese do Budismo (2003) e por Celina Muniz de Souza em O Taoismo (1986). Ademais, o compendio intitulado A Filosofia Perene (2010), de autoria de Aldous Huxley, sera de extrema relevância para a configuracao do lado mistico do incondicional mediante a vivencia agonizante das personagens de Guimaraes Rosa.

Referência(s)