Seminário sobre a história da profissão docente

2009; Issue: 13 Linguagem: Português

ISSN

1646-401X

Autores

José Brás, Manuel Tavares, Maria Manuel Ricardo, Maria Neves Gonçalves, Rosa Serradas Duarte,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Realizou-se no dia 31 de Janeiro de 2009, no Auditorio Victor de Sa da Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) um Seminario subordinado ao tema em epigrafe e dinamizado pelos Grupos de Investigacao Associativismo e Sindicalismo Docentes e Memorias da Educacao no Espaco Lusofono integrados na UID-Observatorio de Politicas de Educacao e de Contextos Educativos. O Seminario, cuja abertura esteve a cargo do Professor Antonio Teodoro, contou com diversos conferencistas que abordaram a tematica em analise numa pluralidade de perspectivas. O Professor Rogerio Fernandes centrou a sua comunicacao nos primordios do associativismo docente em Portugal os quais remontam a 1813, data em que 131 professores assinaram o compromisso de criar o Montepio dos Professores, mais tarde chamado Montepio Literario. Esta organizacao, que nao e de tipo sindical, inscreve-se no espirito da confraria tradicional e nao prosperou devido a divisoes internas e a problemas financeiros. A Dra Maria Manuel Calvet Ricardo fez uma explanacao sobre O associativismo profissional depois do 25 de Abril de 74. Logo apos 25 de Abril de 1974, com a abertura da escola a todos, o exercicio da profissao docente torna-se mais dificil e a imagem publica do professor comeca a desvalorizar-se, nao so pela diversidade cultural dos alunos mas tambem pelo facto de uma grande parte dos docentes nao ter preparacao profissional. Conscientes dos problemas que afectaram a profissao, os professores criaram um novo modelo de associativismo, baseado nas disciplinas formais do curriculo. A Dra Maria Clara Lino tratou do tema Associativismo docente e do ensino da Matematica: do Estado Novo a Renovacao Democratica. Iniciou a sua comunicacao referindo-se a censura do Estado Novo que levou ao desaparecimento de importantes orgaos de imprensa ligados aos professores e as suas variadas exteriorizacoes associativas em defesa da classe ou da melhoria da situacao escolar. Subsistiu, todavia, uma importante dinâmica ideologica, nomeadamente nos liceus que eram espacos que cruzavam uma certa heranca associativa com praticas de reflexao pedagogica e de desenvolvimento institucional. Fruto do Associativismo Docente, emergem revistas pedagogicas como Labor, Gazeta da Matematica e Palestra. Destacou igualmente o papel da Associacao de Professores do Liceu de Passos Manuel, do Nucleo do Liceu da Povoa de Varzim e do Liceu de Aveiro com vista a criacao da Federacao das Associacoes dos Professores dos Liceus Portugueses. Na actualidade, e atendendo ao tema desta comunicacao, referiu-se a Sociedade Portuguesa de Matematica (SPM), fundada em 1940, e a Associacao de Professores de Matematica (APM), criada em 1986. O Professor Jose Bras abordou a tematica da etica na profissao docente sob uma multiplicidade de olhares: a dimensao intelectual da etica, a etica como espaco publico, o investimento afectivo na profissao e a etica como componente integradora da formacao profissional. Sustentou que a conduta se orienta por finalidades (telos) escolhidas pelo sujeito e nao por coaccao ou acaso, e que a liberdade individual profissional tem uma dimensao colectiva na medida em que so se ganha sentido profissional num sistema de relacoes interpessoais e profissionais. E alertou para a necessidade da formacao inicial e continua integrar esta componente indispensavel para a compreensao e exercicio da actividade profissional. Essa lacuna formativa revela-se demasiado nefasta para a construcao da profissao docente. O Professor Manuel Tavares optou por centrar a sua comunicacao no sindicalismo docente na decada de 80, fazendo referencia as razoes politicas e sociais que contribuiram para uma substancial alteracao no sindicalismo docente, sem esquecer o contributo dos denominados Grupos de Estudo do inicio da decada de 70. Abordou, tambem, a divisao que se instaurou no movimento sindical docente, com a criacao de varios sindicatos de

Referência(s)