Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Experiência baseada em Gamificação no Ensino sobre Herança em Programação Orientada a Objetos

2015; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2015.1444

ISSN

2316-8889

Autores

Janderson Jason Barbosa Aguiar,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Motivar alunos durante o ensino de programação ainda é muitas vezes um desafio. A gamificação pode ser utilizada para propiciar essa motivação. O objetivo deste artigo consiste em apresentar um relato de experiência baseada em gamificação como estratégia para o processo de ensino-aprendizagem relativo ao conceito de Herança em Programação Orientada a Objetos (POO), no âmbito de um curso técnico em informática. Com esta experiência, foi possível identificar um ambiente mais colaborativo de aprendizagem e, em geral, maior engajamento dos alunos da turma durante a aula. Espera-se com este artigo incentivar a utilização de aspectos colaborativos e competitivos, objetivando o aprendizado de temas do paradigma POO e programação em geral.

Referência(s)