
O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição
2015; National History Association; Volume: 35; Issue: 69 Linguagem: Português
10.1590/1806-93472015v35n69009
ISSN1806-9347
Autores Tópico(s)Race, History, and American Society
ResumoO objetivo maior do artigo é trazer para o campo dos estudos históricos do pós-abolição uma recente reflexão sobre o legado da canção escrava - ou do "som do cativeiro" - nos Estados Unidos e no Brasil. A estratégia, mais do que evidenciar as conhecidas diferenças entre os dois países, é destacar os possíveis diálogos e aproximações em torno das disputas e significados desse legado. Como recurso, além da historiografia especializada, utilizo as avaliações de dois exemplares intelectuais, do final do século XIX, que tiveram contato com as canções dos descendentes de escravos nas Américas e refletiram sobre os seus sentidos políticos: Du Bois e Coelho Netto. Suas avaliações inseriam-se num contexto mais amplo de internacionalização da música negra e de projeção dos músicos negros no pós-abolição.
Referência(s)