
Os Herdeiros: fundamentos para uma sociologia do ensino superior
2015; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 36; Issue: 130 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302015140412
ISSN1678-4626
AutoresCláudio Marques Martins Nogueira, Maria Alice Nogueira,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo faz um exame do livro Os Herdeiros publicado, em 1964, na França, por P. Bourdieu e J.-C. Passeron. Inicia pela caracterização do contexto social e sociológico da obra e do corpus de dados empíricos que dá sustentação às análises dos autores. Envereda por suas teses sobre as desigualdades de acesso ao ensino superior, sobre as diferenças nas escolhas de cursos e de percursos acadêmicos no interior desse nível de ensino, e sobre as diferentes formas de se relacionar com a cultura legítima e o mundo universitário, segundo os diferentes grupos sociais. Finaliza examinando a proposta, defendida ao final da obra, de uma "pedagogia racional", como o único meio possível de neutralizar a ação da herança cultural sobre os destinos escolares dos indivíduos.
Referência(s)