Artigo Acesso aberto Revisado por pares

SOBRE OS CUIDADOS DO CORPO E DO ESPÍRITO EM LIVROS DE ENSINO RELIGIOSO: DA ESTÉTICA CORPORAL AOS SIMBOLISMOS RITUAIS

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Linguagem: Português

10.22456/1982-8136.61277

ISSN

1982-8136

Autores

Milton Silva dos Santos, Ana Carolina Capellini Rigoni,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Integrados ao universo da cultura escolar, os livros didáticos, ou manuais escolares, revelam-se não apenas como objetos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, mas também como mídias de massa e suportes pedagógicos atravessados por representações sociais. Daí o interesse deste artigo, que tem como tema central a forma como tem sido construída a intersecção entre corpo e religião em apostilas e coleções de livros didáticos dirigidos aos alunos e professores de ensino religioso (ER). Se as religiões baseiam-se num conjunto de concepções morais, regras de comportamento, ideologias etc., e o corpo é produtor de sentido por meio do qual se reconhecem pertencimentos culturais, práticas sociais e experiências religiosas, haverá uma moralidade orientando as representações sobre o corpo nos materiais didáticos para o ER? Este é um dos pontos que norteiam a análise aqui centrada, sobretudo, nas coleções de ER das editoras Ática, Scipione, Moderna e Vozes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX