Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MENSURAÇÃO COM INDICADORES FORMATIVOS NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: COMO LIDAR COM A MULTICOLINEARIDADE ENTRE ELES?

2010; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.13058/raep.2010.v11n2.145

ISSN

2358-0917

Autores

Diógenes de Souza Bido, Dirceu da Silva, César Alexandre de Souza, Arilda Schmidt Godoy,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

<p>O uso de indicadores formativos em modelos de equações estruturais é um dos motivos para se usar o Partial Least Squares Path Modeling (PLSPM) em vez do LISREL. Além disso, tem aumentado o uso de PLS-PM nas pesquisas em Administração de Empresas. O objetivo desta pesquisa é a avaliação dos efeitos da multicolinearidade de indicadores formativos sobre os valores estimados para os pesos fatoriais e para o coeficiente estrutural. Para simular diferentes valores de multicolinearidade varia-se a quantidade de indicadores por variável latente, bem como a correlação entre eles, sendo gerados 540 modelos com diferentes valores para os<br />coeficientes estruturais. Como conclusão, verifica-se que o aumento da variabilidade dos pesos fatoriais é incrementado para valores menores do coeficiente estrutural. Apesar da impossibilidade de se avaliar a importância relativa de cada indicador para a mensuração do construto, sob a influência da multicolinearidade, observa-se que os coeficientes estruturais não são alterados. Também se observa a inconsistência do PLS-PM quando se usa menos de cinco indicadores por variável latente (consistency at large) e quando a confiabilidade é inferior a 0,9. Ao final são feitas recomendações para a minimização dos efeitos da<br />multicolinearidade e sugerem-se direções para novas pesquisas.<br /><br /></p>

Referência(s)