Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR CONTATO SOCIAL

2011; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.13058/raep.2011.v12n1.174

ISSN

2358-0917

Autores

Maurício Gregianin Testa, Leonardo Rosa Rohde, Edimara Mezzomo Luciano,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

<p>O artigo tem por objetivo comparar as diferenças nas preferências por contato social dos estudantes de cursos de Administração com alunos de outros cursos de graduação no contexto brasileiro. As preferências por contato social foram analisadas com base nas motivações que levam à interação, após as três dimensões que representam recompensas sociais almejadas pelas pessoas ao estabelecerem contatos com seus semelhantes:<br />o estímulo positivo, a atenção e o apoio emocional. Complementarmente, também se utilizou o conceito de preferência por solitude, que representa a preferência pela ausência de interação social. O método de pesquisa foi composto por uma pesquisa survey de natureza exploratório-descritiva, respondida por 150 estudantes de Administração e 153 alunos dos cursos<br />de Serviço Social, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas de duas universidades de Porto Alegre. Os resultados apresentam as diferenças e semelhanças entre o estudante de Administração e de outros cursos quanto às motivações por contato social e à preferência por solitude, bem como analisa perfis de estudantes agrupados de acordo com o que os<br />motiva a interagir com os outros.<br /><br /></p>

Referência(s)