Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Relações entre o Pensamento Computacional e a Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura

2015; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2015.1369

ISSN

2316-8889

Autores

Thiago Barcelos, Roberto Muñoz, Rodolfo Acevedo, Ismar Frango Silveira,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Uma melhor compreensão das relações entre o Pensamento Computacional e disciplinas já presentes no currículo da educação básica pode contribuir para a identificação de possíveis benefícios educacionais. Dessa forma, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), incluindo 48 estudos publicados em língua inglesa entre 2006 e 2014 que apresentam atividades didáticas desenvolvendo o Pensamento Computacional e competências, habilidades ou conteúdos da Matemática. Vários tópicos matemáticos são desenvolvidos, com predominância da Álgebra, Cálculo e habilidades cognitivas de alto nível. Verifica-se ainda, nos últimos dois anos, um aumento do desenvolvimento de experiências na educação básica e um maior rigor metodológico na avaliação dos efeitos de aprendizagem. Por outro lado, há uma carência de estudos relacionados à Modelagem Matemática e à formação de professores.

Referência(s)