O ENSINO NO PROEJA: SUPERANDO DESAFIOS
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
2358-8411
AutoresSandra Aparecida Antonini Agne, Daniela R. Rostirola,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoUm dos grandes desafios para os docentes do PROEJA e de proporcionar momentos interdisciplinares com metodologias e praticas educativas diferenciadas, contribuindo para a permanencia e exito dos jovens e adultos na escola, alem da aproximacao e a apropriacao dos conceitos essenciais das unidades curriculares. Nesse sentido o presente projeto teve como objetivo abordar de forma interdisciplinar, problematizadora e contextualizada conceitos essenciais das unidades curriculares de Biologia, Quimica, Fisica e unidades da area tecnica, unindo teoria e pratica, atraves da utilizacao da tematica: Destino dos dejetos suinos na regiao oeste de Santa Catarina. Visando atingir os objetivos propostos, a estruturacao das acoes desenvolvidas foi planejada em tres etapas denominadas de momentos pedagogicos (DELIZOICOV, 2008): 1) Problematizacao inicial ; 2) Organizacao do conhecimento ; 3) Aplicacao do conhecimento. O projeto foi desenvolvido com alunos do modulo III do curso de Eletromecânica na modalidade PROEJA. A criacao de prototipos facilitaram o processo ensino aprendizagem e a abordagem dos conceitos essenciais das unidades curriculares. O projeto superou os objetivos iniciais, pois alem do prototipo de um biodigestor, os alunos utilizaram os conhecimentos da eletromecânica e desenvolveram outros prototipos, como um compressor para biogas, uma caldeira, um motor e um gerador eletrico. Ficou evidente a dedicacao, interesse e a capacidade do publico de EJA de ir alem do proposto pelo professor, superando desafios, unindo os conhecimentos da formacao geral e area tecnica, sem esquecer-se dos conhecimentos trazidos por cada um em sua trajetoria de vida.
Referência(s)