Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Social capital on twitter: the case of candidates for São Paulo mayoral election

2016; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4301/s1807-17752015000300008

ISSN

1809-2640

Autores

Rogério Rodrigues da Rocha, Tania Pereira Christopoulos,

Tópico(s)

Social Capital and Networks

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como são estruturadas as relações entre indivíduos em uma rede virtual, Twitter, tendo como base as teorias do Capital Social. Para tanto, foram analisadas as contas de Twitter dos candidatos à prefeitura de São Paulo na campanha do ano de 2012, utilizando-se o programa NodeXL. As análises foram realizadas utilizando-se validação quantitativa por meio do Coeficiente de Clusterização de Clauset, Newman & Moore (2004). Como resultados, identificou-se, através do mapeamento topológico/quantitativo, pontos de intersecção entre o capital social e as relações entre indivíduos nos grupos virtuais existentes no Twitter, explicitados por relações de reciprocidade de cada rede.

Referência(s)