Artigo Acesso aberto

A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 31 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v0i31.695

ISSN

2238-2577

Autores

Ana Carolina Vimieiro,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX